03 julho, 2008

JE TSONGKHAPA



Preces das Estapas do Caminho



O caminho começa com firme confiança. No meu bondoso mestre, fonte de todo bem. Ó, abençoa-me com essa compreensão. Para segui-lo com grande devoção.
Esta vida humana, com todas as suas liberdades, Extremamente rara, com tanta significação.
Ó, abençoa-me com essa compreensão. Dia e noite para captar a sua essência.


Meu corpo, qual bolha d’água. Decai e morre tão rapidamente. Após a morte vêm os resultados do carma. Qual sombra de um corpo.
Com esse firme conhecimento e lembrança. Abençoa-me, para ser extremamente cauteloso. Evitando sempre ações nocivas. E reunindo abundante virtude.


Os prazeres do samsara são enganosos. Não trazem contentamento, apenas tormentos. Abençoa-me para ter o esforço sincero. E obter o êxtase da liberdade perfeita.
Ó, abençoa-me para que desse pensamento puro. Resulte contínua-lembrança e imensa cautela. A fim de manter como prática essencial. A raiz da doutrina, o pratimosha.


Assim como eu, minhas bondosas mães. Estão se afogando no oceano do samsara. Para que logo eu possa salvá-las. Abençoa-me para treinar a bodichita.
Mas não posso tornar-me um Buda. Apenas com isso, sem as três éticas. Assim, abençoa-me com a força de praticar. A ordenação bodissatva.


Por pacificar minhas distrações. E analisar perfeitos sentidos. Abençoa-me para logo atingir a união. Entre concentração e sabedoria.

Quando me tornar um puro recipiente. Pelos caminhos comuns, abençoa-me para ingressar. Na essência da prática da boa fortuna. No supremo veículo, vajrayana.


As duas conquistas dependem, ambas, De meus sagrados votos e compromissos. Abençoa-me para entender isso claramente. E conservá-los à custa da minha vida.
Por sempre praticar em quatro sessões. A via explicada pelos santos mestres. Ó, abençoa-me para obter ambos os estágios. Que são a essência dos tantras.


Que os que me guiam no bom caminho. E meus companheiros tenham longas vidas. Abençoa-me para pacificar inteiramente. Todos os obstáculos internos e externos.
Que eu sempre encontre perfeitos mestres. E deleite-me no santo Darma. Conquiste todos os solos e caminhos velozmente. E obtenha o estado de Vajradhara

Nenhum comentário: